A cidade de São Paulo dá mais um passo importante no uso da tecnologia para reforçar a segurança pública. A partir de agosto de 2025, as motos utilizadas por policiais militares nas ruas da capital passam a contar com câmeras equipadas com sistema automático de reconhecimento de placas de veículos. Além disso, essa iniciativa tem como objetivo ampliar a eficiência no combate a crimes como roubo, furto e clonagem de automóveis e motocicletas.

Como funciona o sistema
As câmeras instaladas nas motos possuem tecnologia capaz de identificar em tempo real as placas de veículos que circulam pela cidade. Por meio de um software integrado ao banco de dados da Secretaria de Segurança Pública, será possível verificar imediatamente se o automóvel possui registro de roubo, clonagem ou qualquer outra irregularidade.
Além disso, os policiais terão acesso instantâneo às informações por meio de dispositivos acoplados às motos, facilitando a tomada de decisão durante as abordagens. Com isso, a ação se torna mais ágil e eficiente, evitando perseguições prolongadas e aumentando as chances de recuperar veículos roubados.
Preparação e implementação
O projeto começou a ser preparado no início de 2025, quando os equipamentos passaram por testes em diferentes regiões da capital. Áreas de grande fluxo, como o centro e as principais avenidas de ligação entre zonas da cidade. Durante esse período, realizaram ajustes técnicos para garantir a precisão na leitura das placas, mesmo em condições adversas, como chuva, baixa luminosidade ou excesso de velocidade.
Os policiais também receberam treinamento específico para manusear o sistema, garantindo o uso da tecnologia da forma correta. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a implantação inicial ocorrerá em motos que atuam em patrulhamento ostensivo, com previsão de expansão para outras unidades da corporação nos próximos meses.
Perspectivas para a segurança em São Paulo
Com o uso dessas câmeras inteligentes, espera-se reduzir significativamente o número de veículos roubados e facilitar principalmente a identificação de criminosos. Além disso, a tecnologia deve contribuir para o monitoramento mais eficaz do trânsito, colaborando também com a fluidez das vias.
Assim, São Paulo reforça o compromisso em modernizar seus recursos de segurança pública, unindo tecnologia e ação policial para oferecer principalmente mais proteção à população.
