A proposta de permitir que brasileiros obtenham a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem a obrigatoriedade de frequentar uma autoescola tem gerado debates em todo o país. Além disso, com o objetivo de facilitar o acesso à habilitação, o governo estuda alternativas que podem reduzir os custos do processo e incluir milhões de motoristas que hoje circulam de forma irregular.

Como funcionaria a CNH sem autoescola?
De acordo com a proposta em discussão, os candidatos à primeira habilitação poderiam optar por realizar as provas teórica e prática diretamente nos Departamentos Estaduais de Trânsito (DETRANs), sem a exigência de aulas em autoescolas. Nesse modelo, o futuro condutor estudaria por conta própria ou com auxílio de plataformas online autorizadas, e agendaria os exames obrigatórios de forma independente.
Além disso, a prova prática seria feita utilizando o veículo do próprio candidato ou de terceiros, desde que respeitadas as regras de segurança e inspeção técnica exigidas pelo órgão de trânsito.
Como ficariam as autoescolas?
Mesmo sem a obrigatoriedade legal, as autoescolas não seriam extintas. Elas poderiam atuar como prestadoras de serviços educacionais, oferecendo cursos teóricos e práticos de forma opcional. Assim, os interessados que se sentirem inseguros em aprender sozinhos ainda poderiam contar com o suporte profissional para se prepararem melhor para os exames.
Essa mudança também exigiria uma readequação do modelo de negócios das autoescolas, que passariam a competir por qualidade e preço no atendimento ao público.
Quantas pessoas dirigem sem CNH no Brasil?
Segundo estimativas do governo, cerca de 20 milhões de brasileiros dirigem motos ou carros sem possuir CNH. Muitos desses condutores enfrentam dificuldades financeiras para arcar com os custos do processo tradicional de habilitação, o que acaba os empurrando para a ilegalidade.
Outros dados importantes:
- 54% da população não dirige ou dirige sem habilitação
- Do total de habilitados, 42% dirige carros e 27% conduz motos
- R$ 3.215,64 é o custo médio para obter a CNH; sendo que 77% desse valor vai para as autoescolas
- 30% das pessoas sem CNH pretende tirar a carteira no futuro.
Quais os benefícios da proposta?
Entre os principais benefícios da CNH sem autoescola, destacam-se:
- Redução de custos: o processo de habilitação poderá ficar até 70% mais barato;
- Inclusão social: mais pessoas terão acesso à regularização de sua situação perante o trânsito;
- Desafogamento dos órgãos de trânsito: com mais autonomia, o cidadão agiliza o processo;
- Maior concorrência: autoescolas precisarão se reinventar, oferecendo melhores serviços.
Embora a proposta ainda esteja em estudo e dependa de regulamentações específicas, ela representa um passo importante na busca por um trânsito mais justo e acessível. Portanto, se bem implementada, poderá não apenas diminuir o número de motoristas irregulares, mas também fortalecer a educação no trânsito por meio de novos formatos de aprendizagem.
